O Segredo Para Uma Pele Jovem: Como o Ácido Hialurônico e o Colágeno Podem Ajudar a Evitar o Envelhecimento

O Segredo Para Uma Pele Jovem: Como o Ácido Hialurônico e o Colágeno Podem Ajudar a Evitar o Envelhecimento

Lendo O Segredo Para Uma Pele Jovem: Como o Ácido Hialurônico e o Colágeno Podem Ajudar a Evitar o Envelhecimento 6 minuto Próximo Emagrecimento Sem Exercícios: É Possível Perder Peso Sem Malhar?

O ácido hialurônico e o colágeno são duas substâncias muito importantes para manter a saúde e a aparência jovial da pele. Embora sejam diferentes em suas estruturas e funções, eles são frequentemente combinados em produtos de cuidados com a pele para maximizar seus benefícios para a pele. A combinação dessas substâncias pode ajudar a hidratar a pele, melhorar sua firmeza e elasticidade, ajudando a reduzir a aparência de rugas e linhas finas e promovendo uma aparência geral mais jovem e saudável. A seguir vamos apresentar informações sobre esses dois componentes, abordando suas principais dúvidas e demais aspectos relevantes.

Ácido hialurônico

Ao contrário do que muita gente pensa, o ácido hialurônico não tem esse efeito de ácido que provoca a descamação em sua pele. Na verdade ele é um potente e poderoso hidratante, que deixa a pele muito mais macia e suave, ajudando a reduzir rugas e linhas de expressão. É possível encontrar o ácido hialurônico em cosméticos como cremes, máscaras faciais e soros. Por essa razão, ele é amplamente utilizado em produtos de cuidados com a pele e também em procedimentos estéticos, como preenchimento facial e aumento de lábios. Além disso, também é utilizado em tratamentos médicos para condições como osteoartrite, lesões articulares e oftalmológicas.

  • O que é o acido hialuronico?

O ácido hialurônico é um tipo de açúcar polissacarídeo, no tipo glicosaminoglicano que está presente em nosso organismo, nos tendões, nas articulações e também em nossa pele, mais precisamente na nossa segunda pele, na derme. Junto a ele, nós temos as fibras elásticas, fibras de sustentação, a camada adiposa, que é a gordura entre outros ativos.

  • Qual é a função do ácido hialurônico?

Ele faz a função de preenchedor. Sabe aquela pessoa com o rosto jovial? Como a maçã do rosto está toda bonitinha? Então quanto mais jovem, mais o nosso corpo produz. Ao decorrer dos anos o nosso corpo vai perdendo esse preenchimento natural da pele .O ácido hialurônico tem a capacidade de atrair a molécula de água, para você ter ideia o tamanho da molécula de agua é aproximadamente 1000 vezes maior que o ácido, e mesmo assim ele consegue puxá-la, para você ver como ele é muito potente.

  • Onde eu encontro isso?

Em cosméticos. Existem dois tipos: um com efeito hidratante e o outro que consegue suavizar as linhas de expressão. Ele não vai permitir que água do seu manto hidrolipídico fique evaporando excessivamente, ele vai segurar essa água, dando uma hidratação muito boa para sua pele. Já o outro, tem um baixo peso molecular, ele consegue fazer a permeação, entrando nas linhas de expressão e consegue fazer o preenchimento .

O uso contínuo do ácido hialurónico pode trazer vários benefícios para a pele e para outras partes do corpo tais como:

 

Hidratação da pele: Com sua capacidade incrível de reter água, ele ajuda a manter a pele hidratada e saudável. Pode ser utilizado em cremes hidratantes, gloss, loções e séruns para ajudar a melhorar a aparência da pele seca, opaca e sem brilho.

Redução de rugas e linhas finas: Ajuda a preencher a pele e suavizar as linhas finas e rugas, especialmente quando usado em concentrações mais altas ou em procedimentos estéticos, como o preenchimento facial. Ou também através de métodos menos invasivos como com o uso de adesivos antirrugas de silicone de uso noturno

Aumento da firmeza e elasticidade: Ajuda a manter a pele mais firme e elástica, contribuindo para uma aparência mais jovem e saudável.

Melhoria da saúde das articulações: Utilizado em tratamentos médicos para ajudar a aliviar a dor nas articulações, melhorar a mobilidade e aumentar a lubrificação.

Melhoria da saúde ocular: O ácido hialurônico é usado em algumas cirurgias oculares e tratamentos para ajudar a lubrificar e proteger os olhos.

Colágeno

O colágeno é uma molécula proteica formada por aminoácidos, e ela constitui cerca de 30% das proteínas do nosso corpo sendo muito importante para a sustentação  .Como por exemplo : esta  molécula  é encontrada na pele, ossos, cartilagens e tendões. Existem vários tipos de colágenos em nossa pele, mas o principal dele é o colágeno do tipo 1, que está presente na matriz extracelular e é muito importante na sustentação e na densidade da pele. A  produção de colágeno realmente reduz com a idade, essa redução está relacionada nada mais nada menos com o envelhecimento da nossa pele. Ela pode acontecer por mecanismos extrínsecos como com a radiação solar por exemplo danificando as fibras já existentes, como também por mecanismos intrínsecos através do envelhecimento dos fibroglastos e com isso, vão reduzir a síntese de colágeno de elastina.

  • Com quantos anos isso acontece?

A perda é diária, até os 25 anos a perda é bem menor, estima-se que a é de 6% em uma década. Acima dos 25 anos a perda começa a ficar maior, sendo em torno de 1% por ano. Com isso, aos 50 anos ,o corpo passa a produzir apenas 35% do colágeno necessário para nosso organismo.

  • Qual é a consequência dessa redução de colágeno na nossa pele?

Ela vai progressivamente se tornando mais ressecada, perde a elasticidade natural de uma pele jovem, vão surgindo as rugas, a flacidez, as manchas e o rosto vai perdendo sua definição.

  • O que fazer para preservar e manter a presença do colágeno no nosso organismo?

Existem algumas medidas que podem ser adotadas para manter a presença do colágeno no organismo e preservar sua produção. É recomendável consumir alimentos ricos em colágeno, como carnes e gelatina, além de alimentos ricos em vitamina C, que é essencial para a produção de colágeno. É importante evitar o tabagismo, proteger a pele da exposição excessiva ao sol, praticar exercícios físicos regularmente e, se necessário, considerar a suplementação de colágeno. No entanto, é recomendável consultar um profissional de saúde antes de tomar qualquer suplemento.

 

 

Deixar um comentário

Todos os comentários são revisados antes de serem publicados.

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de privacidade e os Termos de serviço do Google se aplicam.